Alunos de Guarapari aprendem Física na prática!

By dezembro 12, 2016Unidade Guarapari
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Todas as atividades foram coordenadas pelo professor Paulo Celso Morais Martins.

Confira!

 

1) OLIMPÍADA DE FOGUETES

“Desafio de gigantes”

Foi proposto às turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries, um desafio de lançamento de foguetes. Em um mesmo trabalho foi possível discutir conceitos físicos diversos (como lançamento vertical, conservação de energia, conservação da quantidade de movimento, pressão dos fluidos) culminando em um desafio de lançamentos de foguetes construídos e executados pelos estudantes, com o objetivo de atingir a maior altura possível. A atividade foi desenvolvida na área externa da escola.

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2) EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA

“Estudantes do ensino médio ensinando Ciência-Física aos estudantes do ensino fundamental”

Proposta de construção, organização e interação entre os estudantes e ligação entre os conceitos físicos abordados no ensino médio e fundamental. Com isso, foi preparada por alunos da 3ª série do ensino médio, uma exposição composta por desafios a serem executados pelos estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos), além de experimentos lúdicos que envolvam conceitos físicos com a proposta de instigar, construir uma curiosidade pelo estudo de ciência- física e aprender algumas aplicações em várias situações, tais como: aplicação de lentes na correção de anomalias da visão; eletroímã utilizado em guindastes de ferro velho; periscópio utilizado em submarinos; circuitos elétricos usados em residências e para raios para proteção residencial. Este trabalho foi organizado em conjunto com a professora de ciências do ensino fundamental Priscila Berteli.

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3) SIMULAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA

“Aprendendo Física com atividades investigativas”

O ensino de física pode ser enriquecido com o uso de simulações computacionais que contemplam a análise de situações-problema que seriam difíceis de serem reproduzidas. Com isso, os estudantes foram desafiados a resolver várias situações problema através de um guia de atividades padronizado que norteava todas as discussões pertinentes às atividades. Foi usado o software gratuito modellus como ferramenta para a construção e verificação das simulações.