Colégio Americano desenvolve horta em projeto pedagógico

IMG_20170911_143452952

IMG_20170911_143452952

Desenvolver entre os alunos a educação ambiental, a sustentabilidade e incentivar a alimentação saudável: Estes foram os principais objetivos do Colégio Americano de Vila Velha ao criar o início de 2017 o projeto pedagógico Horta na Escola. Este projeto propõem a participação dos alunos em todas as etapas de desenvolvimento de uma horta orgânica, desde o início dos plantios até a colheita.

Um espaço foi cedido nas dependências da escola para a implantação da horta e os encontros da comunidade escolar na realização das atividades. O local para implantação da horta está sendo revitalizado, com solo rico, ideal para o cultivo de hortaliças e com a utilização de compostagem e pesticidas naturais. Podem ser plantadas diversas espécies de mudas ou sementes de hortaliças, vegetais e tubérculos, considerando a época de cultivo de cada espécie.

As primeiras hortaliças foram colhidas em agosto pelos alunos da Educação Infantil. Elas são utilizadas não apenas na alimentação; mas em sala de aula como ferramenta pedagógica em diversas atividades de biologia, geografia e matemática, incluindo estudos de colheitas do solo, educação ambiental, empreendedorismo, entre outras.

O contato com a natureza faz com que as crianças vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura ecologicamente correta. O resultado do Projeto Horta na Escola são alunos mais participativos, determinados e conscientes.