No dia 6 de outubro de 1907, em sua casa, Loren Reno, deu inicio ao Colégio Americano. Ele e sua esposa Alice Reno, na condição de missionários, dedicaram-se a ministrar Educação embasada nos costumes cristãos.

Anos depois, em 1919, Eles adquiriram uma Chácara no Morro do Moscoso, local onde posteriormente seria construída a Sede da Instituição.

Em 1920, o Colégio Americano passa a funcionar na Primeira Igreja Batista de Vitória, que na época funcionava em um bonito templo na Rua General Osório, no Centro de Vitória, já que a residência de Loren Reno não tinha adequadas condições de atender aos alunos.

Após árduo trabalho e grande dedicação, Loren Reno realizou um grande sonho inaugurando a sede definitiva do Colégio Americano, em 1932. No local, foram erguidas a residência da família de Loren Reno e também os prédios onde funcionavam os internatos e o curso ginasial.

Em Fevereiro de 1935 a cidade de Vitória pára em pleno carnaval: morre Loren Reno, deixando para trás sua família, que com ainda mais empenho e responsabilidade contribuíram para o crescimento do Colégio Americano.

A partir daí, Dr.Alberto Stange Júnior, amigo e ajudador de Loren Reno, assumiu a Direção do Colégio, com uma visão de expandir a Instituição Batista. Sua gestão foi muito importante para a vida do Colégio. Neste período houve a implantação dos cursos técnicos, a criação do Ensino Infantil, conhecido até hoje como Americaninho, e a construção do Edifício A. J. Terry, estruturado em 3 andares, onde funcionavam a biblioteca e o refeitório.

Foi na gestão do Dr. Alberto que o Colégio Americano tornou-se conhecido em todo o Espírito Santo com um ótimo conceito de instituição educadora. Após 32 anos de trabalho competente, Dr. Alberto, que já possuía outras ocupações, decide deixar o Colégio Americano

Em 2005, 2006 e 2007 o Colégio Americano Batista recebeu o Prêmio Líder Empresarial, representando a alta qualidade educacional nas áreas de Ensino Fundamental, Médio e Ensino Superior.

Em outubro de 2007, o Colégio Americano Batista completou 100 anos de história. O Colégio centenário recebeu homenagens solenes da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo e da Câmara Municipal do Município da Serra. Um culto de gratidão a Deus também aconteceu na Primeira Igreja Batista de Vitória. Colaboradores e ex-colaboradores, alunos, ex-alunos, amigos da escola participaram do momento de extrema importância para a instituição.

Em outubro de 2009, o Pr. Jésus Silva Gonçalves declinou o cargo e passou a direção da instituição para o Presidente do IBEV, Pr. Josué Amorim.

Em 2010 o número de matrículas nas unidades (Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari) ultrapassou as expectativas. O Colégio Americano Batista busca resgatar seus valores cristãos de forma completa e satisfatória. Com os mesmos interesses de Loren Reno, construir para a vida com valores cristãos. A marca do Americano foi alterada para refletir este novo momento institucional, agora o Americano passa a ser chamado Sistema de Ensino Americano Batista

Fusão

O Instituto Batista de Educação de Vitória – IBEV, e a Rede Doctum de Ensino vieram a público comunicar que na data do dia 12/11/2010, a assembléia do instituto aprovou a operação de integração do IBEV com a Rede Doctum de Ensino. Esta decisão foi baseada na comunhão de princípios e valores que marcam a trajetória destas duas instituições. A presidência da rede Doctum passa a adotar a cidade de Vitória como sede da nova instituição que surge desta união. Inicia-se a partir de 16/11/2010 um período de transição para convergência dos projetos educacionais do IBEV pela Rede Doctum.

O objetivo desta integração é de garantir os compromissos assumidos e ampliar o projeto educacional promovido pelo IBEV ao longo dos seus 104 anos de excelentes serviços educacionais prestados a toda a população capixaba. A Rede Doctum tem uma história de 74 anos a serviço da educação, atuando no Estado do Espírito Santo e de Minas Gerais. A partir de agora, a nova instituição IBEV/Doctum passa a contar com 08 unidades em Minas Gerais e 07 unidades no Espírito Santo, atendendo a 16.500 alunos.

Atual presidente do Colégio Americano: Prof Cláudio Leitão – Presidente da Rede Doctum