A Proposta Pedagógica específica para Educação Infantil, baseia-se nas quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixo estrutural da educação na sociedade contemporânea, que são “Aprender a conhecer”, “Aprender a fazer”, “Aprender a conviver” e “Aprender a ser”.

Cada criança é vista e cuidada como criança. Suas habilidades e competências são desenvolvidas de forma lúdica e envolvente.

Buscamos proporcionar a nossa criança o seu desenvolvimento integral para que ela se sinta feliz e confortável no ambiente escolar.

Com um ambiente acolhedor e carinhoso recebemos nossas crianças a cada dia com novidades e muito afeto.

A Educação Infantil nos Colégios Americano é oferecida para crianças de três a cinco anos de idade.

Organização das Turmas

Nível I – 3 anos

Nível II – 4 anos

Nível III – 5 anos

Momentos de Adaptação

Com toda a sensibilidade e carinho, nossa equipe está preparada para os momentos de choro ou resistência da criança.

Os pais podem permanecer na escola nos primeiros dias (pelo menos durante 20 a 30min) e são chamados à sala de aula caso seja necessário.

Durante a tarde entramos em contato com a família de alunos que choram para dar retorno de como estão nestes primeiros momentos como forma também de tranquilizá-los.

Componentes curriculares

• Linguagem oral/Escrita
• Raciocínio Lógico Matemático
• Natureza e Sociedade
• Motricidade
• Psicomotricidade
• Literatura
• Brincadeira
• Movimento

Áreas específicas

Música

Com bandinha para os alunos dos níveis 1-2 e 3 e mais atividades voltadas para o desenvolvimento musical; Preparação para os musicais do ano.

Educação Física

Trata o estímulo, aperfeiçoamento, desenvolvimento e movimento humano, bem como os conhecimentos, valores e atitudes a eles relacionados. Para isso, desenvolve aspectos psicomotores, físicos, cognitivos, socioafetivos e morais por meio de conteúdos de categoria conceitual, procedimental e atitudinal.

O esporte é introduzido por intermédio de vivências corporais, permitindo que a criança experimente sensações e explore as possibilidades de movimento do seu corpo. Os conteúdos são transmitidos por meio de jogos simbólicos e de construção, brincadeiras e atividades que favorecem a ampliação do repertório motor, cognitivo, afetivo e social e que promovem a conquista da autonomia.

Filosofia

Desenvolvimento dos valores – virtudes, princípios para a formação do caráter e do ser humano integral.

Educação Física

Trata o estímulo, aperfeiçoamento, desenvolvimento e movimento humano, bem como os conhecimentos, valores e atitudes a eles relacionados. Para isso, desenvolve aspectos psicomotores, físicos, cognitivos, socioafetivos e morais por meio de conteúdos de categoria conceitual, procedimental e atitudinal.

O esporte é introduzido por intermédio de vivências corporais, permitindo que a criança experimente sensações e explore as possibilidades de movimento do seu corpo. Os conteúdos são transmitidos por meio de jogos simbólicos e de construção, brincadeiras e atividades que favorecem a ampliação do repertório motor, cognitivo, afetivo e social e que promovem a conquista da autonomia.

Inglês

Com sala própria em ambiente que propicia a aprendizagem significativa.

Arte

Com sala própria, as crianças são levadas a desenvolver a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a capacidade técnica.
As atividades são voltadas para o desenvolvimento da motricidade fina e grossa, manuseio de diferentes materiais, estímulo à percepção e o despertar e apreciação de obras de arte.

Extracurricular

Escolinha Esportiva do CETAF

Espaços de ensino

• Sala de leitura
• Sala multimídia
• Laboratório de Informática
• Laboratório de Ciências
• Parquinho
• Cantinhos de leitura
• Sala de Inglês e arte
• Espaço para roda de conversa, jogos, lanche coletivo e atividades coletivas.

Atividades de Apoio ao Ensino

Aulas de vivência

São realizados passeios para exploração e enriquecimento do tema trabalhado em sala de aula. As aulas são realizadas ao menos duas vezes no ano letivo.

Integração Escola x Família

Estes momentos acontecem de acordo com a culminância dos projetos.

Momentos cívicos

Programação interna com apresentação das turmas referentes às datas comemorativas.

Eventos

Os eventos do colégio refletem à realidade pedagógica do colégio. Não são festas isoladas, mas a culminância do trabalho e avanço pedagógico de cada aluno.

Material exclusivo produzido pela equipe da Educação Infantil

Além dos livros didáticos o nosso material de projetos é planejado diariamente com base nas necessidades de cada turma e em consonância à nossa proposta pedagógica e ao Tema Gerador do ano corrente. Buscamos dar significado e vida a tudo o que é abordado no contexto escolar.

Todas as atividades juntamente com a coordenação pedagógica são minuciosamente planejadas e discutidas.

Sistema de avaliação

O processo de avaliação do aluno é realizado no dia a dia pela professora. É apresentado à família um relatório do desenvolvimento do aluno em todos os aspectos observados.

São 03 encontros trimestrais, onde a família recebe as fichas avaliativas, pasta de atividades, relatórios e no final da etapa, o portfólio.

Atendimento aos pais

Realizamos 03 plantões pedagógicos de atendimento aos pais ao longo do ano, com o objetivo de informar o desenvolvimento do aluno.

Através dessas reuniões, a família terá oportunidade de conhecer o plano de ação pedagógica, a metodologia, o processo de trabalho de nosso Colégio, bem como contribuir para o enriquecimento das vivências escolares da criança. Todos os registros pertinentes ao trimestre serão entregues às famílias.