Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora é muito mais do que despertar no aluno o interesse futuro de abrir e gerenciar um negócio. Trata-se de desenvolver características essenciais como iniciativa, criatividade, inovação, persistência, planejamento e comprometimento, ajudando, assim, aos alunos a transformarem seus sonhos em projeto de vida.

Preparação para os desafios

Uma nova disciplina fará parte da organização curricular: Projeto de Vida.
Para as séries iniciais do Ensino Fundamental, os conteúdos essenciais abordados são: Descobrindo a si mesmo; Aprendendo sobre o Trabalho e as profissões e Descobrindo a vida financeira. Para as séries finais: Autoconhecimento; Educação financeira e Escolha profissional, empreendedorismo e mercado de trabalho.

Objetivos do Ano/Série

1º ano - 6 anos

Dar continuidade ao trabalho de formação de hábitos de convivência e do desenvolvimento da autonomia e das capacidades cognitivas do aluno, ao consolidar a aprendizagem do código alfabético, avançar nas habilidades lógico-matemáticas e na capacidade de lidar com a informação.

2º ano - 7 anos

Iniciar o desenvolvimento do processo de aquisição de hábitos de estudo e de organização do aluno, avançando nas capacidades da leitura e escrita, do tratamento da informação, do raciocínio lógico-matemático, favorecendo os hábitos de convivência e sua autonomia.

3º ano - 8 anos

Dar continuidade ao trabalho de aquisição de hábitos de estudo e de convivência do aluno, ampliando as capacidades de utilização da escrita, da leitura, da interpretação e da produção textual, do tratamento da informação e no desenvolvimento dos conceitos matemáticos, avançando na construção de sua autonomia.

4º ano - 9 anos

Dar continuidade ao trabalho de aquisição de hábitos de estudo e de convivência, ao desenvolvimento das habilidades lingüísticas, comunicativas e matemáticas, de forma que o aluno reflita e sistematize os conhecimentos, promovendo os avanços necessários em relação à construção da autonomia

5º ano - 10 anos

Iniciar o processo para o 6º ano, dando continuidade ao processo de construção do aprendizado do aluno, no que diz respeito aos hábitos de estudo, à disciplina, ao comprometimento e às habilidades para argumentar e desenvolver leitura crítica, promovendo maior autonomia, contribuindo também para a formação dos princípios éticos e de cidadania.

Áreas específicas

• Música
• Filosofia
• Educação Física
• Inglês
• Arte

Espaços de Ensino

• Sala de leitura
• Sala multimídia
• Laboratório de Informática
• Laboratório de Ciências
• Sala de Inglês e arte
• Espaço para roda de conversa, jogos, lanche coletivo e atividades coletivas.

Atendimento aos pais

Realizamos 03 plantões pedagógicos de atendimento aos pais ao longo do ano, com o objetivo de informar o desenvolvimento do aluno.

Através dessas reuniões, a família terá oportunidade de conhecer o plano de ação pedagógica, a metodologia, o processo de trabalho de nosso Colégio, bem como contribuir para o enriquecimento das vivências escolares da criança. Todos os registros pertinentes ao trimestre serão entregues às famílias.

Atividades de Apoio de Ensino

São realizados passeios para exploração e enriquecimento do tema trabalhado em sala de aula. As aulas são realizadas ao menos duas vezes no ano letivo.

Programação interna com apresentação das turmas referentes às datas comemorativas.

Estes momentos acontecem de acordo com a culminância dos projetos.

Os eventos do colégio refletem à realidade pedagógica do colégio. Não são festas isoladas, mas a culminância do trabalho e avanço pedagógico de cada aluno.