“Aprender é construir significados e Ensinar é oportunizar essa construção”

A Proposta Pedagógica do Colégio Americano leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.

A metodologia de ensino está baseada na proposta sociointeracionista, onde a criança é levada a explorar e descobrir todas as possibilidades das relações, do espaço, dos objetivos, do seu corpo e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

A vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem biológico em ser humano. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental.

Trabalhamos a construção do conhecimento, colocando o foco para a aquisição de habilidades e competências na administração do conteúdo.

Acreditamos que a educação deve estar comprometida com a realização da pessoa humana, a preparação para o trabalho e o exercício pleno da cidadania.